Project

General

Profile

Actions

Tarefa #1258

open

Matéria para divulgação do prêmio recebido pelo secretário da Secitec

Added by ADRIANA CRISANTO MONTEIRO about 1 month ago.

Status:
Nova
Priority:
Normal
Start date:
05/08/2024
Due date:
05/08/2024 (about 12 months late)
% Done:

0%

Estimated time:
2:00 h

Description

www.joaopessoa.pb.gov.br

Tecnologia e inovação
Secretário da Secitec recebe prêmio da ZeroCall24 Educação Inclusiva Tic

Adriana Crisanto Monteiro
Repórter
Fotos: Divulgação

O secretário de Ciência e Tecnologia do município de João Pessoa, Guido Lemos, é um dos vencedores do “ZeroCall24: Educação Inclusiva e TIC”. O secretário e os professores Thiago Mauritan e César Bonfim do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) são os criadores do “Suíte VLibras”, um aplicativo gratuito de tradução de línguas de sinais em português com milhões de traduções mensais.

O secretário Guido Lemos explicou que a ideia do projeto surgiu há 15 anos quando o curso de informática recebeu uma aluna surda, que acabou perdendo o semestre pela dificuldade de comunicação. “Foi quando começamos a desenvolver ferramentas para nos comunicar com ela”, esclareceu o professor.

Foi quando, segundo o secretário Guido Lemos, passaram a trabalhar em um tradutor de português libras, em seguida surgiu um conjunto de ferramentas chamada suíte V libras. Nele tem tradutor de texto, um plugin para browser, para web browser. “Você instala esse plugin, clica num texto, o plugin recebe o texto, traduz para libras e gera o vídeo de libras usando um avatar”, esclareceu.

Em seguida foi construído o aplicativo, em que você fala e reconhece a voz e gera a sequência de sinais em libras. “Depois fomos fazendo desenvolvimento para televisão, para vídeo sob demanda, para sistema de videoconferência desenvolvemos junto com a Adobe, um produto para cinema vendido no mercado nacional e está sendo vendido no mercado internacional também”, acrescentou.

O VLibras já foi baixado 30 milhões de vezes por dia, o plugin do V libras, 1 bilhão de vezes por mês, quase 12 bilhões por ano. Segundo o secretário, mais de 120 mil sites usam VLibras, governo federal, câmara, senado, milhares de sites usam.

A solenidade de entrega do certificado aconteceu quinta-feira (22), no Escritório das Nações Unidas em Viena, Áustria, e online pelo Canal do YouTube da Ong Zero Project. “É uma alegria ver a nossa Paraíba e o nosso país representados nesse prêmio. Foram muitos anos de muito trabalho e muito suor de uma equipe determinada de paraibanos! É um orgulho enorme estar aqui e receber esse reconhecimento! Faz todo o esforço e todo o suor valer a pena”, comentou o professor Thiago Maritan.

A suíte VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas.

“O VLibras permite que surdos brasileiros acessem informações no mundo digital de forma mais independente e autônoma”, relatou o professor Tiago Maritan Ugulino de Araújo, professor da UFPB que está junto com o secretário Guido Lemos neste projeto de acessibilidade inovador.

O VLibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).

Sobre #ZeroCon24 - A conferência será um evento híbrido, reunindo mais de 1.000 participantes nos escritórios das Nações Unidas em Viena, Áustria (apenas para convidados), e transmitindo as sessões ao vivo para um público on-line global através da plataforma de conferência #ZeroCon24:

Os Zero Project Awardees 2024 e suas soluções inovadoras estiveram no no centro de toda a agenda da conferência #ZeroCon24. Suas conquistas também serão destacadas durante a Cerimônia de Premiação Projeto Zero. Este ano foram premiados 77 projetos de 43 países. Do Brasil, apenas VLibras foi selecionado como ação inovadora.

No data to display

Actions

Also available in: Atom PDF